PROGRAMA DE FORMAÇÃO

O Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS - cumprindo seus objetivos no que se refere a formação de agentes que atuarão no campo do Desenvolvimento Sustentável nas suas diversas dimensões.

NOVIDADES

Realizamos ao longo de cada ano cursos de capacitação, seminários, festivais, oficinas, feiras. Fique por dentro das novidades, preenchendo o formulário abaixo para receber nossas atualizações.

  • Facebook Social Icon

© 2019 Editado por Maurício Santiago

3º Simpósio Científico 2019 do ICOMOS/Brasil 

SOBRE O EVENTO

O ICOMOS, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, é uma organização não governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. O ICOMOS é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Simpósio Científico do ICOMOS-BRASIL em 2019 apresentará um panorama das discussões sobre o patrimônio em nosso país e comemorará os 25 anos do Documento de Nara, discutindo as questões – profundamente interligadas e contemporâneas – da autenticidade e do risco.

EIXOS TEMÁTICOS

TEMA GERAL: O ESTADO DA ARTE DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NO BRASIL

Neste eixo, o Colóquio vai traçar um panorama das discussões sobre o patrimônio em nosso país, estabelecendo o estado da arte do conhecimento e o papel do ICOMOS e das diversas instituições nessas discussões. Como se pretende ativar comitês temáticos nacionais que reflitam a estrutura dos comitês existentes no ICOMOS internacional, essa linha aceitará contribuições sobre os seguintes temas:

Clique nos títulos dos subtemas abaixo para visualizar os detalhes:

CALENDÁRIO

  • ENVIO DE RESUMOS ATÉ 15 DE MARÇO

 

  • SELEÇÃO DE RESUMOS ATÉ 25 DE MARÇO

 

  • ENVIO DO ARTIGO COMPLETO ATÉ 25 DE ABRIL

 

  • ABERTURA DO EVENTO – 08 DE MAIO

  • ENCERRAMENTO DO EVENTO - 10 DE MAIO

Obs.: O envio do artigo para publicação está condicionado a aprovação do resumo pela Comissão Científica do evento.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Simpósio Científico 2019 do ICOMOS-BRASIL serão feitas exclusivamente através da Plataforma Even3, para acessá-la clique no link abaixo:

O Simpósio Científico 2019 do ICOMOS-BRASIL abrirá espaço para comunicações, que poderão ter o caráter teórico ou apresentar estudos de casos. Os trabalhos deverão se enquadrar num dos dois Eixos Temáticos do Seminário:

Tema Geral: O ESTADO DA ARTE DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NO BRASIL

Tema Específico:  AUTENTICIDADE EM RISCO

 

A seleção das comunicações se fará a partir de resumo submetido através de formulário preenchido na plataforma Even3. O resumo deverá ter no mínimo 1000 e no máximo 3000 caracteres, considerando o espaçamento. Caso seja a primeira vez utilizando a plataforma, será necessário realizar um rápido cadastro.

 

Acesse o link de inscrição acima para enviar o resumo. 

 

Os trabalhos cujos resumos tenham sido selecionados pela Comissão Técnico-Científica deverão ser enviados em sua versão completa através da Plataforma Even3.

 

O envio da versão completa dos trabalhos selecionados no prazo estabelecido e a inscrição confirmada no evento garante sua publicação na íntegra nos Anais do 3º Simpósio Científico 2019 do ICOMOS/Brasil, em meio digital.

ATENÇÃO

No período de 01 a 20 de abril estaremos disponibilizando nessa página e enviando por e-mail formulário, onde os participantes que tiveram seus resumos aprovados, poderão sugerir duas datas para apresentação de seus trabalhos no evento. Esse procedimento será feito para adequar melhor a grade de apresentações dos trabalhos com a disponibilidade dos participantes.

ORGANIZAÇÃO

  • Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL)

  • Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

  • Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

  • Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

  • Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS)

RECURSOS HUMANOS