PROGRAMA DE FORMAÇÃO

O Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS - cumprindo seus objetivos no que se refere a formação de agentes que atuarão no campo do Desenvolvimento Sustentável nas suas diversas dimensões.

NOVIDADES

Realizamos ao longo de cada ano cursos de capacitação, seminários, festivais, oficinas, feiras. Fique por dentro das novidades, preenchendo o formulário abaixo para receber nossas atualizações.

  • Facebook Social Icon

© 2019 Editado por Maurício Santiago

ARQUITETURA ESCOLAR

Periodicidade:

Anual

Última Edição:

Primeira edição - 2016

Apresentação:

Mariana (MG) acervo do Laboratório Sylvio de Vasconcellos.

O 1º Seminário Internacional "Os Desafios da Arquitetura Escolar” uma promoção da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG), do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG) e do Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS),  visa aproximar os pesquisadores e profissionais da Arquitetura e Urbanismo engajados na temática da arquitetura escolar, de um lado, e professores, gestores e agentes públicos, de outro.

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a crise na educação e sobre os padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil.  Ao mesmo tempo, nosso país tem vivido um momento ímpar, especialmente no que se refere à educação superior, com a chegada de milhões de novos alunos às universidades e a democratização do seu público, com a implantação de projetos como o PROUNI, REUNI, FIES, entre outros. Neste contexto, parece-nos extremamente relevante discutir uma das tipologias mais importantes e recorrentes da arquitetura – a arquitetura escolar, tema que já foi objeto de interessantes e importantes proposições em diferentes momentos da trajetória de nossa arquitetura.

 

Propõe-se a discutir a complexa relação entre educação e arquitetura em seus múltiplos aspectos e condicionantes – sociais, pedagógicos, funcionais, simbólicos, entre outros. Entre as diversas questões suscitadas, cabe se interrogar, por exemplo, sobre a relação mais profunda entre aprendizado e arquitetura, investigando-se como a qualidade do desempenho escolar é influenciada pelo edifício e suas instalações. Funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura configuram alguns dos atributos que em tese deveriam marcar o ambiente escolar em suas múltiplas funções.

Acesse o Mapa de Participação:

Este curso tem como público alvo graduandos, graduados e profissionais das diversas áreas do conhecimento interessados em aprimorar a habilidade de leitura e interpretação de textos em Língua Inglesa.