• IEDS

6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação

Atualizado: 3 de Fev de 2020

A pesquisa na área da História da Arquitetura e do Urbanismo na América Latina tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refazendo-se versões dominantes na historiografia. A intensa revisão a que tem se submetido o passado da Arquitetura e a significativa ampliação vivida pelo campo da preservação do patrimônio a partir dos anos 1980 fez com que a disciplina da História da Arquitetura voltasse a ser colocada na ordem do dia. Grande parte dessa dinâmica deve-se à redescoberta dos arquivos, que têm fornecido ricas e novas fontes para a pesquisa, iluminando episódios esquecidos e refazendo narrativas tradicionais.

Além disso, a redescoberta dos arquivos também contribui para que o campo do patrimônio cultural se modifique profundamente, acercando-se de uma perspectiva crítica, na qual o próprio patrimônio é percebido como histórica e socialmente determinado. Com isso, também se multiplicam os trabalhos que enfocam as trajetórias das políticas de preservação, mostrando como as escolhas realizadas são frutos de uma época e de uma visão de mundo.

Ao mesmo tempo, percebe-se que os arquivos vêm sendo redescobertos de uma forma não convencional, tendo em vista a sua importância renovada numa era marcada pela informação, difundida de forma exponencial pela internet. Assim, vemos crescer a busca de integração com outras áreas, entre as quais a ciência da informação e a ciência da computação, e com a própria arte, que se apropria dos arquivos de forma vigorosa no século XXI.

Neste contexto, em novembro de 2019, vai se realizar em Belo Horizonte o 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, que, mais uma vez, vai reunir profissionais e pesquisadores de toda região ibero-americana para discutir essa conjunção entre arquitetura, arte, arquivos e informação. Dando sequência aos trabalhos realizados nas outras edições, a sexta edição deste Seminário vai ser composta por palestras e mesas-redondas, além de ter lugar para comunicações, que serão selecionadas através de chamada de trabalhos dirigida a todo o mundo ibero-americano.


Clique na imagem abaixo para acessar os ANAIS do evento:





143 visualizações0 comentário