• IEDS

SEMINÁRIO DA REDE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL IBEROAMERICANO (PHI) - BRASIL

Atualizado: 3 de Fev de 2020

Trata-se de um seminário internacional de caráter técnico-cientifico,  que tem como público alvo a comunidade profissional e acadêmica interessada nas discussões ligadas à preservação do patrimônio cultural – notadamente questões ligadas a seu ensino - e integra uma agenda de eventos consolidados a partir de uma forte conexão com redes internacionais especializadas no campo patrimonial, sendo o projeto PHI (Patrimônio Histórico Iberoamericano), o marco de nascimento dessas ações.


O projeto PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL IBEROAMERICANO – PHI, iniciado em 2011, propõe o desenvolvimento de um sistema inovador de informação de escala global, baseado nas capacidades do mundo universitário, permanentemente atualizado através da produção discente no nível de pós-graduação e graduação (trabalhos de conclusão de curso). O sistema se apresenta em base de dados virtual,  no sítio: https://phi.aq.upm.es/static/


O seu objetivo é criar uma plataforma que permita um melhor conhecimento da produção acadêmica de temas ligadas ao patrimônio cultural e o valor estratégico a ele associado. O PHI pretende, além disso, facilitar a difusão destes valores ao grande público e converter-se em um instrumento de pesquisa, catalogação e ajuda na tomada de decisões tanto na elaboração de trabalhos acadêmicos quanto dos principais agentes de cooperação e das instituições públicas ou privadas interessadas em programas de investimento no campo da reabilitação, conservação a proteção do patrimônio. Além disso, a Rede PHI Brasil se constitui no Fórum Brasileiro especializado em questões ligadas ao Ensino de Patrimônio no Brasil, possibilitando a troca de experiências entre docentes e discentes, de forma a garantir o avanço neste campo e área de conhecimento. A Rede PHI Brasil ainda se associa ao ICOMOS Brasil através do Comitê Científico para Educação para o Patrimônio e ICOMOS Internacional através do Scientific Committee for Training.


A internacionalização do desenvolvimento científico e da cooperação internacional é, hoje, uma necessidade premente e está na agenda de nossas principais instituições de ciência e universidades públicas. É incontestável a necessidade de esforços de cooperação para a busca de melhores resultados, a atualização da formação e o trânsito livre do conhecimento. Para tanto são necessárias ações específicas e coerentes que tornem esta interação adequada e possível. Neste sentido, a REDE PHI, através de comitês científicos internacionais e brasileiro, objetiva a realização de eventos, fortalecendo a articulação em rede, com vistas à preservação do patrimônio histórico ibero-americano.


Para acessar a página do evento, clique na imagem abaixo:





23 visualizações0 comentário