• IEDS

SEMINÁRIO DA REDE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL IBEROAMERICANO (PHI) - BRASIL

Atualizado: Fev 3

Trata-se de um seminário internacional de caráter técnico-cientifico,  que tem como público alvo a comunidade profissional e acadêmica interessada nas discussões ligadas à preservação do patrimônio cultural – notadamente questões ligadas a seu ensino - e integra uma agenda de eventos consolidados a partir de uma forte conexão com redes internacionais especializadas no campo patrimonial, sendo o projeto PHI (Patrimônio Histórico Iberoamericano), o marco de nascimento dessas ações.


O projeto PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL IBEROAMERICANO – PHI, iniciado em 2011, propõe o desenvolvimento de um sistema inovador de informação de escala global, baseado nas capacidades do mundo universitário, permanentemente atualizado através da produção discente no nível de pós-graduação e graduação (trabalhos de conclusão de curso). O sistema se apresenta em base de dados virtual,  no sítio: https://phi.aq.upm.es/static/


O seu objetivo é criar uma plataforma que permita um melhor conhecimento da produção acadêmica de temas ligadas ao patrimônio cultural e o valor estratégico a ele associado. O PHI pretende, além disso, facilitar a difusão destes valores ao grande público e converter-se em um instrumento de pesquisa, catalogação e ajuda na tomada de decisões tanto na elaboração de trabalhos acadêmicos quanto dos principais agentes de cooperação e das instituições públicas ou privadas interessadas em programas de investimento no campo da reabilitação, conservação a proteção do patrimônio. Além disso, a Rede PHI Brasil se constitui no Fórum Brasileiro especializado em questões ligadas ao Ensino de Patrimônio no Brasil, possibilitando a troca de experiências entre docentes e discentes, de forma a garantir o avanço neste campo e área de conhecimento. A Rede PHI Brasil ainda se associa ao ICOMOS Brasil através do Comitê Científico para Educação para o Patrimônio e ICOMOS Internacional através do Scientific Committee for Training.


A internacionalização do desenvolvimento científico e da cooperação internacional é, hoje, uma necessidade premente e está na agenda de nossas principais instituições de ciência e universidades públicas. É incontestável a necessidade de esforços de cooperação para a busca de melhores resultados, a atualização da formação e o trânsito livre do conhecimento. Para tanto são necessárias ações específicas e coerentes que tornem esta interação adequada e possível. Neste sentido, a REDE PHI, através de comitês científicos internacionais e brasileiro, objetiva a realização de eventos, fortalecendo a articulação em rede, com vistas à preservação do patrimônio histórico ibero-americano.


Para acessar a página do evento, clique na imagem abaixo:





10 visualizações

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

O Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS - cumprindo seus objetivos no que se refere a formação de agentes que atuarão no campo do Desenvolvimento Sustentável nas suas diversas dimensões.

NOVIDADES

Realizamos ao longo de cada ano cursos de capacitação, seminários, festivais, oficinas, feiras. Fique por dentro das novidades, preenchendo o formulário abaixo para receber nossas atualizações.

© 2019 Editado por Maurício Santiago