PROGRAMA DE FORMAÇÃO

O Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS - cumprindo seus objetivos no que se refere a formação de agentes que atuarão no campo do Desenvolvimento Sustentável nas suas diversas dimensões.

NOVIDADES

Realizamos ao longo de cada ano cursos de capacitação, seminários, festivais, oficinas, feiras. Fique por dentro das novidades, preenchendo o formulário abaixo para receber nossas atualizações.

  • Facebook Social Icon

© 2019 Editado por Maurício Santiago

PARCERIAS

UFMG

UFMG / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
O IEDS tem desenvolvido diversos projetos com a Universidade Federal de Minas Gerais, em especial com o Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável.

Mestres Artífices da Construção Civil - Minas Gerais

IAB-MG

IAB-MG / DEPARTAMENTO DE MINAS GERAIS DO INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL
O IAB-MG tem por finalidade congregar os arquitetos brasileiros para a defesa da profissão e para o desenvolvimento dos profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, em todos os seus campos de atuação. Desenvolve suas atividades como entidade profissional e cultural, representando os arquitetos junto aos poderes públicos e às entidades culturais e técnicas, contribuindo para a defesa do patrimônio cultural nacional.O IAB-MG tem sido parceiro do IEDS em vários projetos como o Simbolo do meu Bairro, e eventos como o Seminário Mestres e Conselheiros. 

ICOMOS BRASIL

ICOMOS BRASIL / CONSELHO INTERNACIONAL DE MONUMENTOS E SÍTIOS

Rede de especialistas que se beneficia do intercâmbio interdisciplinar entre os seus membros, entre os quais estão arquitecos, historiadores, arqueólogos, historiadores de arte, geógrafos, antropólogos, engenheiros e urbanistas. Os membros do ICOMOS contribuem para o aperfeiçoamento da preservação do patrimônio, das normas, e das técnicas para cada tipo de bem do patrimônio cultural: edifícios, cidades históricas, paisagens culturais e sítios arqueológicos.

IPHAN / INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL

O IPHAN, órgão responsável pelo preservação do patrimônio cultural brasileiro em nível nacional, tem sido parceiro do IEDS em vários eventos, entre os quais podem se citar o Coloquio Ibero-americano Paisagem Cultural e o Seminário Arquitetura e Documentação.

IEPHA-MG / INSTITUTO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE MINAS GERAIS

O IEPHA, orgão responsável pelo preservação do patrimônio cultural no Estado de Minas Gerais, tem sido parceiro do IEDS em vários eventos, entre os quais podem se citar o Seminário Mestres e Conselheiros e o Coloquio Ibero-americano Paisagem Cultural.

MPMG / MINISTÉRIO PUBLICO DE MINAS GERAIS

O MP atraves da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais tem sido parceiro constante do IEDS, na promoção de eventos tais como o  o Seminário Mestres e Conselheiros, bem como em publicações como o Manual de Atuação dos Agentes do Patrimônio Cultural.

CEDODAL / CENTRO DE DOCUMENTATIVO DE ARQUITETURA LATINOAMERICANA

Construído desde 1995 em Buenos Aires (Argentina), sobre la base dos fundos bibliográficos, hemerográficos e documentais dos arquitetos Ramón Gutiérrez e Graciela María Viñuales, obtidos através de trinta anos de pesquisa nas Américas e Espanha, o CEDODAL e hoje o principal centro documental sobre a arquitetura latino-americana. E importante parceiro do IEDS no projeto da Rede Latino-americana de Arquivos de Arquitetura (RELARQ).

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES / MINC

No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira: a Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A FCP comemora meio quarto de século de trabalho por uma política cultural igualitária e inclusiva, que busca contribuir para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.

EDITORA UFMG

Criada em 1985, a Editora UFMG e hoje uma das principais editoras universitárias do Brasil, editando obras de valor científico e cultural que expressam o trabalho de ensino, pesquisa e extensão da própria Universidade, bem como obras de autores nacionais e estrangeiros que se articulam com a produção acadêmica da Instituição. Associada à Câmara Brasileira do Livro (CBL) e à Câmara Mineira do Livro (CML), a Editora UFMG  parceira do IEDS na edição da coleção Arquitetura e Cidade.